Jornal de Roraima
ÚLTIMAS Jornal de Roraima 
 (95) 3625-5190
institucional  |  contato
   | 

CMBV

Teresa lê mensagem do Executivo na abertura do ano Legislativa da Câmara de Boa Vista

A prefeita iniciou sua fala fazendo uma retrospectiva de quando assumiu o quarto mandato, em 2013.

  Por Imprensa
  06/02/2018 às 15h17
Teresa Surita leu a mensagem do Executivo, tendo como ênfase uma palavra de ânimo, afirmando que as obras realizadas não terminam quando o mandato acaba. | Foto: © Diego Dantas

A Câmara Municipal de Boa Vista procedeu na manhã desta terça-feira (6) a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos para o ano de 2018. Na presença do presidente da Casa, Mauricélio Fernandes, e demais vereadores, autoridades e representantes da sociedade, a prefeita Teresa Surita leu a mensagem do Executivo, tendo como ênfase uma palavra de ânimo, afirmando que as obras realizadas não terminam quando o mandato acaba.

“A obra tem que durar por muito tempo. A ação social tem que melhorar a vida de uma geração inteira. A transformação tem que ser verdadeira”, disse Teresa. “Transformação é uma palavra que se adéqua de forma muito harmoniosa ao nosso modelo de gestão, por fazer parte das conquistas de que nos orgulhamos hoje.”

A prefeita iniciou sua fala fazendo uma retrospectiva de quando assumiu o quarto mandato, em 2013 (hoje Teresa está em seu quinto mandato à frente de Boa Vista), lembrando ter recebido a cidade com um “quadro assustador – de abandono, de falta de estrutura, de desatenção às necessidades essenciais que fazem uma cidade funcionar e atender ao que as pessoas mais precisam”.

EQUIPE DE TRABALHO

Teresa explicou que o primeiro passo foi formar uma boa equipe e traçar um planejamento amplo, capaz de identificar aquilo que era prioridade. Na saúde, o trabalho começou por reabrir os postos fechados, a regularização da aquisição e distribuição de medicamentos e a valorização dos profissionais, além de fazer o que fosse possível para otimizar e humanizar o atendimento às pessoas. Na ocasião, “havia em funcionamento apenas sete postos de saúde. Hoje são 32, com quatro funcionando até a meia-noite, o que facilita muito a vida das pessoas”.

O resultado desse trabalho é possível ver hoje: De um hospital infantil que não tinha sequer comida para os pacientes, hoje existe um hospital moderno, que já passou por melhorias técnicas e estruturais marcantes, e que continua avançando, com reformas e ampliação em conquistas.

No social, foram resgatados programas que se achavam parados, como o Cabelos de Prata, o Crescer, o Rumo Certo e o Dedo Verde. “Ações que mudam para melhor e de forma profunda as vidas de famílias inteiras. Recuperamos o trabalho da integração com as pessoas através do programa Braços Abertos”, disse a prefeita.

FAMÍLIA QUE ACOLHE

Ainda na área social, Teresa destacou a criação e atuação do programa Família que Acolhe, hoje uma referência internacional nas políticas públicas voltadas para a primeira infância. “O nosso Família que Acolhe já atendeu a mais de 10 mil mães, e é um dos programas que orientaram a criação do “Criança Feliz”, do governo federal. É a primeira vez que Boa Vista serve de inspiração para um programa social de âmbito nacional.”

Na leitura, a prefeita ressaltou também a criação do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), que já atendeu a centenas de crianças na área de robótica, desenvolvimento de aplicativos e noções de informática.

“Na infraestrutura, urbanização e limpeza urbana, estão alguns dos resultados mais visíveis e mais impactantes da nossa gestão”, disse, destacando o levantamento da malha viária de toda a cidade. O trabalho vai além do recapeamento. “Onde as máquinas chegam, elas trabalham desde a calçada até a drenagem mais profunda.”

No trânsito houve avanços consideráveis, tornando-o mais seguro. “Estamos trabalhando na reengenharia de trânsito para dar mais fluidez e reduzir os acidentes”, disse Teresa. Ela destacou também o fato de a Guarda Civil Municipal estar equipada, treinada, pronta para ajudar a cuidar melhor, não apenas do patrimônio público, como também das pessoas que usufruem desses espaços.

A prefeita falou ainda das melhorias dos espaços públicos, “uma marca de Boa Vista, elogiada por quem vem de fora”. Essas melhorias são feitas tanto nos bairros centrais como nos mais afastados e também nas comunidades indígenas. “Isso é o resultado do nosso compromisso, de transparência com seriedade.”

Em sua fala, Teresa repartiu o sucesso com os vereadores, “que aceitaram o desafio e firmaram conosco o desafio desse pacto de transformação”.

Obras do Parque Rio Branco terão início neste mês de fevereiro

Após anunciar já para este mês de fevereiro o início das obras de instalação do Parque Rio Branco – a revitalização da área de interesse social Caetano Filho –, a prefeita Teresa Surita aproveitou o momento na Câmara de Boa Vista, para lembrar que 2018 será um ano decisivo para os rumos do Brasil e de Roraima.

“Precisamos que a classe política trabalhe nesse momento com um olhar mais próximo das pessoas, usando a política na sua essência – que é a de conciliar interesses e trabalhar por aquilo que realmente interessa à nossa sociedade. Boa Vista avançou muito e não pode ficar para trás”, destacou.

Para ela, a questão da migração desenfreada que Boa Vista vem sofrendo precisa ser resolvida. “Não poderia deixar de lembrar dos nossos irmãos venezuelanos, cujo caos político e econômico está levando a uma tragédia social que já trouxe mais de 40 mil vítimas [venezuelanos] ao nosso estado”, disse, ressaltando que Boa Vista não tem poder para solucionar uma crise internacional.

“Não posso prometer o que é inviável”, disse Teresa, lembrando, no entanto, que o município vem fazendo a sua parte. Já são 1.155 alunos venezuelanos matriculados na rede municipal de ensino e mais de 38 mil atendimentos a pacientes venezuelanos na rede municipal de saúde. “Isso é mais que os governos estadual e federal, a quem cabe apontar uma solução definitiva, já fizeram.”

Finalizando sua participação na sessão solene de abertura dos trabalhos do ano legislativo da Câmara Municipal, Teresa lembrou ainda de obras de grande porte, como a construção iniciada do Mercado Municipal de São Francisco, da entrega do Teatro Municipal – totalmente concluído –, do Mini Terminal Rodoviário, localizado no centro cívico, que será entregue à população ainda neste mês de fevereiro.

Além dessas obras, há de se ressaltar também a construção de abrigos de ônibus, climatizados e não climatizados, e a obra que a prefeita considera a mais importante: atingir até o término do mandato a marca de mais de 200 km em asfalto em toda Boa Vista, sendo que 95% desse investimento realizados nos bairros mais distantes do centro da cidade.


Jornal de Roraima

Seja o primeiro a comentar esta matéria!

Deixe um comentário

Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.

(caracteres restantes: 1000)
* Campos obrigatórios!

Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Jornal de Roraima
Jornal de Roraima
2017 © Todos os direitos reservados.
Conheça nossa política de privacidade.
Agência Telos